Ao trabalhar com diversas clínicas e consultórios médicos, percebemos um desafio comum: a importância do atendimento de qualidade para conseguir novos agendamentos de pacientes. É necessário ter um excelente atendimento não apenas durante a consulta, mas também no atendimento antes mesmo do paciente agendar uma consulta, já no momento em que ele entra em contato com a clínica.Um atendimento médico eficiente não se limita à simpatia, mas requer estratégia para transformar interessados em pacientes. O papel crucial desse processo está nas mãos da secretária médica, exigindo preparo estratégico para interagir com os contatos de forma eficaz.
O WhatsApp se tornou um dos principais meios de contato para agendamentos de pacientes. Em nossa experiência com marketing médico, podemos notar que um atendimento diferenciado é, e será cada vez mais, essencial para que o médico possa crescer o seu consultório médico.
Veja agora 5 dicas de como fazer o paciente agendar uma consulta via WhatsApp
Informações de valor para ter mais agendamentos de pacientes
Um dos pontos muito importantes durante uma conversa com um potencial paciente do WhatsApp, é o momento de passar o preço.
A secretária responsável pelo atendimento não deve encaminhar o preço sem agregar valor para o profissional. Para ter mais agendamentos de pacientes, você precisa saber ter uma conversa que traga valor antes de falar sobre preço.
Antes de passar o preço sobre a consulta ou procedimento, é importante entender as necessidades do paciente e passar o preço juntamente com informações importantes que agreguem valor, como a experiência do médico, tempo de atendimento, opções de reembolso via convênio e todas as informações que possam agregar mais valor à consulta.
Em muitos casos, quando as informações sobre preço são referentes a cirurgias ou a procedimento e for necessário uma consulta prévia com o paciente para passar as informações de preço.
Para que o paciente possa dar continuidade e agendar a consulta, é importante que se tenha uma conversa com ele e busque entender de fato quais são as suas reais necessidades e assim explicar de forma adequada a necessidade de se ter uma consulta médica para que possam ser passados os valores de forma assertiva.
Mostrando autoridade médica
Mostrar que o médico é um profissional diferenciado e uma autoridade na sua área é muito importante.
As pessoas confiam em autoridades, em profissionais com experiência e passar isso para o paciente é essencial para se ter mais agendamentos de pacientes.
Antes de passar qualquer informação ao paciente, é importante citar algum tipo de autoridade do médico, por exemplo:
“O Dr. já atua há mais de 10 anos em….”
Algo simples assim pode aumentar a percepção de valor do paciente sobre o médico e fazer com que ele queira dar continuidade e agendar uma consulta/procedimento.
Conduzindo o paciente
É muito importante trazer escassez durante a conversa no WhatsApp e também direcionar o paciente de forma correta.
Quando a secretária pergunta o melhor dia e horário, está dando a entender que a agenda do médico está “vazia” e faz com que o paciente precise pensar em um dia e horário para ser atendido.
Ou seja, dois grandes problemas: um deles vai diminuir a autoridade do médico e o outro vai fazer com que o paciente precise pensar e postergue a resposta. O que pode diminuir os agendamentos de pacientes.
O ideal é que a secretária busque direcionar o agendamento desse paciente, dando no máximo duas sugestões de dias e horários diferentes para esse paciente agendar.
Com isso, você resolve essas duas questões: traz escassez mostrando que a agenda do médico não está a disposição desse paciente e também não dá oportunidade dele precisar pensar de mais e pode ficar postergando essa resposta.
Exemplo:
“O Dr. é muito procurado, e ainda temos disponível aqui para você na agenda o dia x no horário y ou no dia xx e horário yy. Qual desses dois horários é melhor para você?”
Caso nenhum dos dois encaixe, a secretária pode buscar opções junto ao paciente, sempre trazendo elementos de escassez, que é essencial para aumentar a percepção de valor do médico.
Lista de espera
Quando o paciente demora para dar um retorno, é possível trazer um recurso de escassez para que esse paciente tome uma decisão.
É importante que a secretária busque salientar que existem outras pessoas buscando atendimento com o médico e que, caso não tenha um retorno até o final do dia, por exemplo, a prioridade passará para outra pessoa.
Ninguém gosta de perder, por isso, além de trazer autoridade para o médico, você ainda traz o gatilho da perda, fazendo com que esse paciente tome uma decisão mais rapidamente!
Essas estratégias, quando aplicadas com habilidade, não apenas facilitam o agendamento via WhatsApp gerando mais agendamentos de pacientes, mas também aprimoram a experiência do paciente e aumentam a eficácia na conversão de interessados em consultas confirmadas.
Jm digital: Agência de Marketing Especializada em Marketing Médico
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